
A forma mais fácil de eliminar manchas das fotografias no Lightroom
- Publicado por Alexandre Azevedo
- Categorias Blog, Tratamento de Imagem, Tutoriais
- Data 12 Fevereiro, 2019
- Comentários 1 comentários
Desde a introdução das câmeras fotográficas digitais que todos os fotógrafos se deparam com (pelo menos) um problema: manchas nas fotografias causadas pela acumulação de sujidade no sensor da câmera.
Estas manchas são provocadas pela acumulação de pó e outras impurezas no sensor da câmera fotográfica, que pode suceder por diversas razões, sendo a mais comum a entrada de pó aquando da mudança de objetivas. Este pó que se acumula no sensor da câmera torna-se visível nas fotografias como manchas escuras, que são tão mais visíveis quanto menor é abertura relativa que estamos a utilizar. São sobretudo detetáveis quando no enquadramento temos céu azul, mas podem surgir em qualquer parte da fotografia.
A única forma de eliminar este problema é através da limpeza do sensor da câmera fotográfica (para o que recomendamos que recorram aos serviços de um especialista, pois de outra forma facilmente se pode danificar o sensor). No entanto, e para as fotografias que já temos feitas, a única forma de eliminar estas manchas é através do tratamento digital da fotografia.
O Lightroom dispõe de uma ferramenta de muito fácil utilização para a deteção e eliminação deste tipo de manchas.
Spot Removal Tool
Para remover as manchas da fotografia, abra o ficheiro no módulo Develop do Lightroom e abra o painel de ajustes localizados (imediatamente por baixo do histograma).
De seguida, clique no símbolo da ferramenta “Spot Removal”.
Para perceber onde se encontram as manchas, clique na caixa “Visualize spots” no canto inferior esquerdo do ecrã e mova o slider para o lado direito até as manchas se tornarem visíveis.
Para utilizar a ferramenta, volte a clicar na ferramenta Spot Removal, ajuste a dimensão do círculo à área da fotografia que pretende eliminar, clique sobre essa área e o programa automaticamente irá substituir essa parte da imagem por outra cujos pixels sejam idênticos.
Quando tiver eliminado todas as manchas, basta clicar no botão “done” e pode continuar a fazer outros ajustes na fotografia ou, se já tiver concluído o restante tratamento, exportá-la para o formato final.
Como pode constatar, o Lightroom permite-lhe eliminar as manchas resultantes de acumulação de impurezas no sensos com apenas alguns passos.
Se pretender ficar a conhecer estas e outras técnicas de tratamento de imagem inscreva-se no Workshop de Adobe Lightroom no IPF Lisboa ou no IPF Porto.
Artigo anterior
Direito à Imagem (8) – Exceção às Exceções de Dispensa de Consentimento
Também lhe pode interessar...

Trabalho Fotográfico “Salmoura”, de Marco Soares

Concurso: “My safe place: keep the present, protect the future.”

1 comentário