
Exposição de Finalistas Porto 2019-2021
A exposição de finalistas do Curso Profissional de Fotografia do Porto apresenta 15 projetos com variadas vibrações artísticas. É uma representação do trabalho do Artista Contemporâneo enquanto aquele que reflete o pensamento do seu tempo, que cria capacidade de diálogos e aproxima públicos diversificados, contextos sociais e económicos distintos que, democraticamente, convidam para o debate diante da imagem.
Vilém Flusser, filósofo checo-brasileiro dizia: “Em fotografia, não pode haver ingenuidade. Nem mesmo turistas ou crianças fotografam ingenuamente. Agem conceptualmente, porque tecnicamente, toda intenção estética, política ou epistemológica deve, necessariamente, passar pelo crivo da conceptuação, antes de resultar em imagem. Fotografias são imagens de conceitos, são conceitos transcodificados em cenas.”
E pegando emprestada esta afirmação de Vilém, o que vemos aqui é a uma exposição de narrativas fotográficas que tem um cenário pandémico em comum, que exige do artista introspecção, criatividade e coragem para criar.
Fotografia de Paisagem, Retrato, Autorretrato, Natureza Morta, Fotografia Documental, Fotografia Autoral. Alguns dos enquadramentos fotográficos espelhados nesta exposição e que contam histórias de vida e de morte, de movimento e inércia, de ação e inação, que recorrem ao arquivo da vida e fotográfico, tornando este conjunto expográfico e proposta curatorial o resultado do esforço de criatividade a partir de heranças, técnicas, fundamentações teóricas e estéticas em suas potencialidades artísticas no sentido de construção de poéticas do cotidiano.
Cristina Dantas
Ser curadora de uma exposição coletiva é sempre um grande desafio. Criar uma narrativa a partir de olhares tão distintos é tão belo quanto provocador.
Estão aqui expressos 15 projetos fotográficos com diferentes vibrações artísticas.
Este corpo de trabalho apresenta uma exposição que fala sobre vida, sobre movimento, sobre reação e inação e sobre morte também. Representa o caminho escolhido por cada um destes agora fotógrafos e fotógrafas para lidar com algo totalmente fora do seu controlo. 15 projetos realizados em contexto de pandemia e que mantém viva a nossa confiança na Arte e na criação como caminho de auto-descoberta, catarse e expressão pessoal.
Fotografia como ferramenta de resistência.
Bem-haja!
A despeito de tudo, chegámos aqui. E isto significa que nosso potencial criativo é infinito e que podemos sempre ir mais longe.
Texto curatorial de Cristina Dantas
Fotografias Miguel Silva e Teresa Nunes