
Como Tirar Fotografias a partir de um Veículo em Movimento
© Tiago Lopes Fernandez / Peek Creative Collective - Marrocos, Casablanca, 2016
Poderá não ser a situação ideal para fotografar, mas a verdade é que são inúmeras as ocasiões, por exemplo quando estamos a viajar, em que nos deparamos com uma cena imperdível quando nos encontramos dentro de um veículo em movimento e, como parar e sair não é uma opção, resta-nos apontar, premir o botão do obturador e esperar pelo melhor. Será assim? Muitas vezes é, mas existem técnicas fotográficas que nos podem ajudar a obter melhores resultados mesmo quando estamos a fotografar em condições que não são as ideais.
Para abordar estas técnicas iremos partir de exemplos feitos em contexto da realização de trabalhos fotográficos em viagem.
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Em situações de fotografia de viagem, estar no tempo e lugar certo torna-se essencial, mas diversos factores como o dinheiro disponível, o tempo ou outros condicionam-nos na realização do trabalho e, mesmo quando nos encontramos em movimento, seja num carro, autocarro, comboio ou barco temos de continuar a fotografar.
1 – O controlo do tempo exposição é essencial
A utilização de um tempo de exposição mais curto ou mais longo irá determinar se os elementos que se encontram em movimento na cena que estamos a fotografar irão surgir na fotografia congelados ou com arrastamento. Assim, quanto mais curto for o tempo de exposição maior facilidade teremos em captar detalhe numa cena com movimento (pense-se, por exemplo, numa fotografia de um atleta a correr). A mesma lógica é aplicável quando estamos a fotografar a partir de um veículo em movimento, mas agora não é o objecto que se move mas nós. Assim, quanto maior for a velocidade a que se move o veículo em que nos encontramos, mais curto terá de ser o tempo de exposição que iremos utilizar para obter uma fotografia com um razoável nível de nitidez.
Se estivermos a fotografar em modo manual, é recomendável aumentar a abertura do diafragma (usar uma abertura relativa de f/4 ou menor, por exemplo), o que nos irá permitir utilizar um tempo de exposição mais curto e obter uma exposição correcta.

Na fotografia acima, feita a partir de um carro em movimento numa avenida da cidade de Bissau, para assegurar que as pessoas que se encontram no enquadramento se apresentam com um razoável nível de nitidez, foi utilizado um tempo de exposição de 1/4000 seg, uma abertura relativa de f/4 e ISO 400.
Caso não se encontre familiarizado com a realização de fotografias em modo Manual, para ter controlo sobre o tempo de exposição é recomendável utilizar o modo de Prioridade ao Tempo de Exposição (designado S ou Tv na maioria das marcas de câmeras fotográficas), que lhe permitirá escolher o tempo de exposição e a câmera fotográfica definirá automaticamente qual a abertura relativa adequada para obter uma exposição correcta. Saiba mais sobre modos de Prioridade à Abertura e ao Tempo de Exposição aqui.
A excepção à referida regra verifica-se quando o objecto que pretendemos fotografar se encontra igualmente em movimento. Neste caso, se pretendermos, por exemplo, fotografar um veículo que se encontre em movimento paralelo ao daquele em que nos encontramos e sensivelmente à mesma velocidade, podermos utilizar um tempo de exposição mais longo e ainda assim conseguir obter uma fotografia com um bom nível de nitidez.

2 – Tenha atenção à distância a que se encontram os objectos
Quanto mais próximo se encontrarem os elementos que pretendemos fotografar mais difícil será congelar o movimento e obter uma nitidez razoável.
Na fotografia abaixo, feita a partir de uma janela de um comboio, é facilmente detectável que o primeiro plano se encontra arrastado, mas as montanhas ao fundo apresentam um bom nível de nitidez.

Já nesta outra fotografia, realizada em condições idênticas à anterior, mas em que o primeiro plano se encontra mais afastado do local em que é feita a fotografia, toda ela apresenta um aceitável nível de nitidez.

3 – A orientação da cena em relação ao sentido do movimento do veículo também conta
Quando estamos a fotografar cenas que se encontram em sentido paralelo àquele em que o veículo se move é mais difícil evitar o arrastamento e, portanto, será necessário utilizar tempos de exposição mais curtos.
Já se a cena se apresentar no sentido em que nos movemos é muito mais fácil conseguir obter fotografias com um bom nível de nitidez.


4 – Utilize o obturador em modo burst
Nem sempre é fácil conseguir obter a fotografia ao primeiro disparo; em movimento, torna-se difícil enquadrar e focar. Assim, é aconselhável fazer mais do que uma fotografia e, para isso, utilizar o modo burst (em que cada vez que premimos o botão do obturador a câmera fotográfica efectua uma série de disparos, sendo o número máximo de disparos por segundo variável de modelo para modelo) é altamente recomendável.

Esperamos que estas recomendações sejam úteis para não voltar a perder “aquele momento”, quando se encontrar a viajar.