O smartphone faz chamadas, é certo.
Mas, e se esse simples objeto se tornasse a base da comunicação de um negócio inteiro ou até de uma carreira de sucesso no digital?
Num mundo profissional, cada vez mais competitivo e exigente, a comunicação online, através das redes sociais, assume um papel vital para a promoção das empresas, autores, e empreendedores.
Além disso, é uma mais-valia, e um diferencial no mercado.
É urgente a aquisição de conhecimentos de fotografia e vídeo para produzir conteúdos para estas plataformas. Aliás, os nossos hábitos provam-no.
O telemóvel tornou-se um elemento central das nossas vidas e uma ferramenta de trabalho poderosíssima, que deve ser aproveitada no seu máximo potencial.
Por tudo isso, criamos o Curso de Fotografia e Vídeo com Smartphone, para dotar os alunos de competências técnicas, em áreas específicas da imagem, bem como de pós-produção e de promoção da marca, através de uma estratégia de publicações regulares.
Basta um smartphone/iphone, conhecimento e criatividade.
Para quem é este curso?
- Profissionais que pretendam novas ferramentas de produção de fotografia e vídeo para conteúdos web, utilizando o telemóvel.
- Todos os que pretendam promover o seu trabalho/marca, criando conteúdos para a web com telemóvel.
- Influencers, Bloggers, Vloggers, Gestores de Redes Sociais e outros profissionais na área dos media digital que pretendam consolidar competências em fotografia e vídeo com telemóvel.
Para quem NÃO é este curso?
- Profissionais com bastante experiência em produzir conteúdos com recurso ao telemóvel (smartphone);
- Pessoas que não usem/não tenham smartphone com as características necessárias para este curso (ver pré-requisitos);
- Pessoas que não estejam dispostas a dedicar tempo a por em prática os conhecimentos.
Objetivos
- Adquirir conhecimentos em fotografia e vídeo, utilizando o telemóvel para registar diferentes tipos de imagem;
- Dotar os alunos de competências para pós-produzir imagens em diferentes softwares gratuitos, adequados a dispositivos móveis;
- Realizar fotografias e pequenos vídeos profissionais em áreas como Produto e Acessórios, Retrato, Comida, Imobiliária, Lifestyle, Fotografia Criativa;
- Desenvolver competências na área do design gráfico e de comunicação;
- Adquirir conhecimentos na área do Storytelling;
- Promover/divulgar trabalhos, pessoas e marcas, através de um fluxo de trabalho e publicações regulares.
No final do curso vai estar preparado para:
- Criar conteúdos de nível profissional (fotografia e vídeo), autonomamente, apenas com recurso ao smartphone, e respectivos softwares gratuitos;
- Criar e promover uma página da sua marca/negócio/projeto com confiança e planeamento;
- Organizar todo o fluxo de trabalho da criação de conteúdos;
- Usar o storytelling para se tornar mais próximo da audiência e gerar interesse e conexão;
- Lançar-se ou desenvolver atividade enquanto criador de conteúdos digitais (influencer, vlogger, blogger, etc);
- Criar vídeos profissionais em várias áreas especializadas, para negócio próprio ou enquanto freelancer;
- Explorar a criatividade recorrendo a uma única ferramenta.
Pré-requisitos
Ter no mínimo 18 anos de idade.
Ter um telemóvel com câmara fotográfica e vídeo, com memória para instalação de softwares gratuitos de edição de imagem e design.
Não é necessário conhecimento prévio de fotografia e vídeo.
Duração do Curso
86 horas
Início
Nova data em breve
Término
Nova data em breve
Horário
em breve
Local
Todas as aulas são online, ao vivo e em direto, a partir da plataforma zoom.
Inscrição
A inscrição pode ser feita presencialmente nas instalações do IPF ou por e-mail para ipf@ipf.pt, informando a vontade de inscrever-se.
Valores e modalidades de pagamento
- Pronto pagamento (na data de inscrição): € 867,00.
- 4 prestações (primeira prestação na data de inscrição e as restantes por mês ao longo do curso): € 277,00.
O valor apresentado está isento de IVA ao abrigo do nº 15 do Artº 9 do CIVA.
O valor é dedutível em IRS nas despesas de educação e formação.
Equipa formativa
Carlos Álvares – Lifestyle
Francisco Palma – Técnica Fotográfica, Composição e Pós-produção, Produto e-commerce, Imobiliária e Fotografia de Interiores e Vídeo
Sónia Guerreiro – Comida (food design) e Storytelling
Pedro Guedes – Design
Danny Bittencourt – Marketing / Divulgação do trabalho do fotógrafo e Fotografia Criativa.
Estrutura Curricular
Técnica Fotográfica // 3 Sessões // 6h
Este módulo habilita o fotógrafo a personalizar o ato fotográfico, pelo conhecimento prático das capacidades técnicas que o telemóvel lhe oferece.
S1 – Introdução à fotografia. Equipamento móvel.
S2 – Funcionalidades da câmera do telemóvel. Exercícios para primeiro contato com os seus telemóveis.
S3 – Apresentações dos trabalhos fotográficos.
Composição Fotográfica // 2 Sessões // 4h
Este módulo permite compreender as práticas fotográficas correntes, acessíveis na criação e divulgação, a questão cultural e sobretudo pessoal da imagem fotográfica que deverá ter um maior relevo e uma maior intencionalidade. Liberta a criatividade e o instinto de descoberta de cada ato fotográfico.
S1 – A composição fotográfica, perspectivas fotográficas, regra dos terços, Fibonacci, orientação da fotografia, enquadramento e composição.
S2 – Composição fotográfica (continuação, regras de composição, enquadramento, perspectivas).
Pós-Produção // 2 Sessões // 4h
Este módulo visa dotar os formandos de competências técnicas na área de gestão, edição e tratamento de fotografias. Numa era em que a edição e tratamento de fotografias é absolutamente essencial para quem trabalha com imagens, é fundamental conhecer as potencialidades dos programas de pós-produção. Desta forma, terá as ferramentas para um tratamento de imagem adequado e profissional.
S1 – Introdução de aplicações para edição de imagem. Técnicas básicas de edição de imagem.
S2 –Técnicas avançadas de edição de imagem. Redes sociais e arquivo.
E-Commerce // 4 Sessões // 8h
Este módulo versa sobre a fotografia de produto, e visa dotar o formando de conhecimentos para a realização de uma fotografia de produto equilibrada, tanto em termos de enquadramento quanto de iluminação.
S1 – Princípios básicos da fotografia de produto.
S2 – Estúdio em casa. Técnicas de iluminação para fotografia de produto.
S3 – Diferentes superfícies de produtos, mate, brilhantes e translúcidos.
S4 – Iniciação para aplicações de recorte em fotografia de produto.
Comida (Food Design) // 4 Sessões // 8h
O módulo de fotografia de comida confere competências técnicas e criativas na entusiasmante área da fotografia de comida, desde a fase da criação do conceito até à de edição final, passando pela produção, iluminação e captura. Num momento da história em que a fotografia de comida ganha cada vez maior expressão no meio comercial. Este módulo assume-se como a formação fundamental para a produção de fotografias de comida de elevada qualidade e que vão deixar água na boca.
S1 – Apresentação. Identidade Fotográfica. Briefing e Preparação de Sessão Fotográfica.
S2 – Equipamento. Técnica. Iluminação.
S3 – Estilo, Composição. Sessão Fotográfica.
S4 – Workflow. Edição. Publicação.
Imobiliária & Interiores // 4 Sessões // 8h
O módulo de imobiliária/interiores tem como principal objetivo a aprendizagem e realização de fotografias de interiores de imóveis recorrendo ao controlo da luz e da edição de imagem.
S1 – Princípios básicos da fotografia de arquitetura.
S2 – Planos, linhas e perspetiva de fotografias de interiores.
S3 – Controlo da luz em espaços interiores, com recurso a luz natural e\ou artificial.
S4 – Pós-produção de imagem específica para controlo de luz.
Fotografia Criativa // 4 Sessões // 8h
Este módulo procura identificar questões autorais que possam ser vinculadas ao trabalho comercial. Através de técnicas criativas de pensamento e materialização, põe luz à expressão pessoal do fotógrafo dentro das possibilidades da fotografia com telemóvel.
S1 – Processos de significação e identificação de temáticas relevantes
S2 – Construção de repertório a partir da fotografia autoral
S3 – Estratégias de cruzamento entre a fotografia autoral e comercial através da fotografia criativa
S4 – Projeto direcionado com análise coletiva
Vídeo // 4 Sessões // 8h
O módulo de vídeo, os objetivos são a realização de pequenos clips/filmes, unindo a captura, a edição e a montagem de vídeos realizados com o telemóvel.
S1 – Conceitos básicos de vídeo. Formatos e resoluções.
S2 – Acessórios de filmagem para smartphone – estabilizadores, objetivas, tripés e luzes.
S3 – Planos videográficos e técnicas de filmagem.
S4 – Edição e montagem de vídeo. Softwares de edição.
Lifestyle // 4 Sessões // 8h
Neste módulo terá acesso a conceitos básicos de planeamento, produção e edição de fotografias espontâneas que atraem a atenção e contam histórias.
S1 – A fotografia Lifestyle.
S2 – Como começar a fazer fotografias Lifestyle. Cultura visual, pesquisa e fontes de inspiração. Conteúdos online disponíveis.
S3 – Como aproveitar cada espaço de cada sessão (interiores e exteriores).
S4 – Aproveitamento das fontes de luz disponíveis e adicionais. Ensaio prático (trabalho final).
Storytelling // 4 Sessões / 8h
O Storytelling é uma ferramenta incrível que nos permite criar imagens verdadeiramente únicas, que causam impacto no observador apelando às suas emoções, criando assim uma verdadeira conexão. Este módulo foi pensado para si, para que possa aprender a traduzir em fotografia aquilo que vê, sente e quer transmitir ao mundo. As técnicas de storytelling abordadas são transversais às várias áreas da fotografia, desde a fotografia de autor até à comercial com aplicação em marcas e produtos.
S1 – Apresentação . A Arte do Storytelling em Fotografia.
S2 – A busca pela Inspiração. Criação e Desenvolvimento de uma Narrativa Visual.
S3 – Técnicas Fotográficas para Storytelling
S4 – Projeto Final: briefing e apresentação de projeto.
Design // 4 Sessões // 8h
Neste módulo poderá aprender a construir narrativas gráficas para o feed das redes sociais, com fins profissionais. Tem como fim a coerência das fotografias e elementos gráficos utilizados, bem como uma breve abordagem ao estudo tipográfico.
S1 – Composição gráfica de fotografias e tipografia. Teoria da cor e psicologia da cor.
S2 – Narrativas gráficas de um feed de rede social e a sua importância.
S3 – Coerência do estilo de fotografias no feed e de elementos gráficos usados nos posts.
S4 – As melhores ferramentas/softwares para criar posts para as redes sociais. (softwares pagos e gratuitos). Criação de um feed, conjunto de posts com imagens realizadas anteriormente pelos alunos.
Marketing // 4 Sessões / 8h
Este módulo capacita o aluno a identificar profundamente as características da sua produção e escolher as estratégias adequadas para apresentar e divulgar esse conteúdo. Para qualificar essa capacitação, serão oferecidas diversas ferramentas de comunicação com foco nas redes sociais para o melhor posicionamento do fotógrafo e da sua marca na presença digital.
S1 – Análise avançada portfólio e identificação dos pontos fortes e possíveis direcionamentos.
S2 – Tipos de marketing direcionado para mídias digitais e estratégias de comunicação.
S3 – Identidade, posicionamento, objetivos e ecossistema digital da sua marca.
S4 – Desenvolvimento de briefing aplicado a cada interesse de negócio.
Certificado
É atribuído aos formandos que frequentem no mínimo 70% das sessões de formação, um Certificado de Frequência de Formação.
Mais informações
Entre em contacto pelo telemóvel/whatsapp (+351) 914 103 503 ou (+351) 914 103 506.
Saiba como se inscrever, aqui
Características
- Sessões 43
- Testes 0
- Duração 86 hours
- Nível All levels
- Formandos 15
- Avaliações Sim