
Ver com olhos de ficar | Exposição fotográfica
A exposição “Ver com olhos de ficar” inserida na edição zero do f/est Amarante, Festival Internacional de Fotografia, a decorrer de 17 de julho a 17 de agosto, nas ruas de Amarante, conta com a participação do actual formando do Curso Profissional de Fotografia 2019/2021 do IPF do Porto, João Silva.
A exposição “Ver com olhos de ficar” inserida na edição zero do f/est Amarante, Festival
Internacional de Fotografia, a decorrer de 17 de julho a 17 de agosto, nas ruas de Amarante, conta com a participação do actual formando do Curso Profissional de Fotografia 2019/2021 do IPF do Porto, João Silva.
Durante um mês, a exposição desafia o espectador a ir à procura por todo o concelho de Amarante das vinte e quatro fotografias que compõem a exposição e que conhecer aspectos, gentes e locais do concelho de Amarante.
Nas palavras do curador, Lino Silva, “o f/est Amarante convida-nos a olhar o presente com os fotógrafos Paulo Pimenta e Leonel Castro, o passado através da homenagem póstuma de Antero de Alda e a espreitar o futuro com a visão de João Silva.”.
João Silva, amarantino, estudante de fotografia com um olhar predominantemente documental foi convidado pelo curador para se juntar à exposição e conta com seis fotografias espalhadas pelo concelho. João focou-se em retratar as gentes de Amarante, olhando maioritariamente para os que lhe são próximos, a sua família.
A inauguração decorreu no passado sábado, dia 17 no claustro do Museu Municipal Amadeo de
Souza-Cardoso, onde está exposta uma das seis fotografias do João, um retrato da sua avó que, aliás, ficou muito comovida e feliz por se ver no museu da cidade.
Na inauguração estiveram presentes José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, Rosário Correia Machado, Directora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Amarante e Lino Silva, curador e promotor do festival.
Teresa Nunes
Link do site do festival: http://fest-amarante.com