
5 Dicas de Edição de Vídeo
Nesta contribuição para o blog do Instituto Português de Fotografia, o formador do Curso de Produção de Vídeo Luiz Sena irá apontar dicas para desenvolver uma correta edição de vídeo. Saiba como questões de ritmo de gravação, qualidade de som, sequência de gravação ou a sincronização entre o audio e o vídeo são vitais para desenvolvermos uma correta edição de vídeo. Esta formação será lançada em breve. Conciliar conceitos teóricos e aplicação prática dos mesmos será uma prioridade …
O propósito de um vídeo de forma geral é passar uma determinada mensagem. Quando for editar o vídeo, tenha em mente o que você gostava que a pessoa que assiste ao seu vídeo pensasse sobre o que viu. Este é um processo adotado por bons editores para editar um vídeo de forma a atingir o objetivo de forma eficiente.
O objectivo de um vídeo pode ser vender um produto, apresentar uma empresa ou um serviço.
A quantidade de informação passada neste vídeo deve ser muito bem pensada. Informação demais pode dispersar e confundir quem assiste. Por outro lado, se a informação for pouca, não se cria o desejo de consumir o que é apresentado, faltam elementos para criar uma empatia.
Quem decide o que a pessoa vai sentir e absorver do vídeo é o editor de imagens. Um vídeo pode ser calmo, frenético, engraçado ou tenso de acordo com a forma que o editor de imagens trabalha o material que tem em mãos. A Imagem e o som.
Qualquer elemento captado pode ser usado de uma determinada forma de modo a ajudar a passar a mensagem pretendida no vídeo. Não somente imagens captadas, mas também textos em artes gráficas, ilustrações e “screen shots” ajudam a enriquecer e passar informações importantes. Portanto, recolha a maior quantidade de material possível para se ter muitas opções na hora de editar seu vídeo.
Organize esse material em uma pasta e nomeie os arquivos de forma que no momento da edição seja fácil e rápido localiza-lo.
É importante se familiarizar com as imagens para na hora da edição, saber preencher as lacunas que aparecem. Passe os olhos pelo material várias vezes e se possível, perguntei a quem filmou quais imagens ele considera de destaque.
Aqui vão 5 técnicas que editores se utilizam para surpreender em suas edições.
1- Áudio e vídeo de depoimento ou entrevista não precisam andar juntos o tempo todo
Ao editar um depoimento ou entrevista, muitas vezes o editor utiliza apenas o áudio e substitui a pessoa a falar por imagens que ilustram o que ela diz. Isso torna o vídeo mais atractivo e dá mais força a mensagem que está a ser passada. Imagine um “Chef” a falar sobre a preparação de um prato em seu restaurante. Ele está na cozinha de seu restaurante e vemos a imagem dele em tela cheia a falar, porém não conseguimos identificar o que acontece ao fundo desta imagem. Ao terminar a entrevista, o videografo capta imagens deste espaço em detalhes. São esses detalhes que podem e devem ser utilizados durante a fala. De preferência a corresponder com o assunto no momento em que é falado.
2-Cronologia
A sequência em que as imagens são captadas nunca são respeitadas por um bom editor na hora de montar o vídeo. O editor sabe que precisa contar uma história e vai utilizar os elementos à disposição da forma que achar mais conveniente para dar sentido a mensagem que deseja transmitir.
No momento em que o editor tem contacto com as imagens pela primeira vez, percebe que a sequência de imagens não faz sentido para o vídeo. Isso acontece porque na hora da captação, a equipa de filmagem se programou de forma a pensar sobre outros factores. Pode ter sido programado de forma a se locomover pelo lugar sem ter que ir e voltar aos mesmos pontos. Pode ter sido devido a disponibilidade de horário de cada setor de uma empresa ou até mesmo pensado de forma a aproveitar a melhor posição da luz natural no ambiente.
Com relação a estrutura de seu guião, vale o mesmo. Sua história não necessariamente tem que ter uma progressão cronológica dos factos. É possível começar o vídeo pela parte mais importante do conteúdo ou até mesmo pelo desfecho da história. Já foram produzidos bons documentários que começam por mostrar o ponto alto da carreira de um artista, por exemplo e só depois de mostrar toda sua relevância, passam para onde tudo começou para alcançar esse sucesso. Portanto, não tenha receio em quebrar a cronologia das imagens e dos factos. Mova seu material de um lado para o outro até encontrar a sequência ideal para contar a história que deseja.
3-Ritmo
O ritmo da edição envolve e sensibiliza. Um vídeo com edição frenética, empolga. Se a edição for lenta, há tempo para contemplar as imagens.
Na hora de editar o seu vídeo, pense em qual sensação quer ser passada e se o material disponível para a edição oferece a possibilidade de montar o vídeo desta forma.
Uma edição frenética se utiliza de uma quantidade enorme de imagens. São imagens de curta duração e de preferência com muito movimento. No desporto vemos edições com muitas imagens e muito movimento. Até imagens fora de foco e tremidas são permitidas para ajudar a dar um ritmo empolgante.
Se a edição for lenta, tenha em mente que cada imagem vai ficar na tela por mais tempo, portanto precisam ser imagens belas e harmônicas em sua composição. Paisagens espetaculares merecem ser apreciadas em detalhes. Não tenha pressa em cortar essas imagens.
Vários ritmos no mesmo vídeo também pode ser um bom artificio para chamar a atenção. O vídeo pode começar com uma sequencia de imagens mais rápidas para alimentar com mais informação logo no inicio e no decorrer, diminui para se aprofundar em determinado assunto.
4-Som
O som em um vídeo não precisa se limitar somente a fala e música. Ruídos do ambiente podem ser muito bem-vindos. Carros a passar, chuva a cair, enfim, sons ajudam transportar o espectador mais para dentro do ambiente.
A escolha da música é determinante no ritmo da edição. Se a música for lenta, a sequencia de imagens deve acompanhar. Se a musica for agitada, cortes rápidos sincronizados com a musica dão ritmo a edição.
Existem muitos sites de bandas sonoras que disponibilizam música para vídeos corporativos. O sistema de cobrança pode ser desde pagar pela licença de determinada música até um contrato que permite acesso a uma lista com muitas opções organizadas por gênero.
5-Duração
Com tantos vídeos a disputar a atenção na rede, há que se ter a habilidade de passar a mensagem que deseja da forma mais breve possível. Editores são treinados para compilar o material que tem de forma que a mensagem do vídeo seja passada breve e objectivamente.
Antigamente os vídeos corporativos eram apresentados em reuniões ou em convenções de empresas na TV ou em telão. Podiam ter 10 minutos de duração que todos estavam lá reunidos para assistir. Hoje um vídeo com mais de 3 minutos corre o risco de deixar de ser acessado na rede porque a pessoa acha longo. Geralmente quando se recebe um vídeo seja por e-mail ou ao acessar um site, verifica-se a duração. Se for longo, muitas vezes deixa-se para assistir mais tarde, porém passa direto e não assiste.
Filmes publicitários na TV tem 30 segundos. Campanhas publicitárias na internet raramente passam de 2 minutos. É comum durante a edição pensar que há muita informação a ser passada e que o vídeo fatalmente terá que ser longo. Neste momento o ideal é se afastar um pouco do projecto e retomá-lo no dia seguinte. Muita coisa que você se apega em um momento, após se afastar e retomar a edição, enxerga-se de outra forma.
Concluindo …
Cada detalhe da edição deve ser aplicado por um propósito. Muitas vezes estes detalhes não são enxergados de forma evidente, mas o conjunto dessas ações fazem o vídeo ter o sentido que desejamos e esse sentido é captado e absorvido por quem assiste. Além disso, geralmente existem outras pessoas que vão aprovar a forma como este vídeo está. Quando apresentar, defenda suas ideias e explique o motivo de ter sido feito desta forma. Clientes sempre opinam e solicitam alterações de acordo com suas visões, mas nem sempre essa visão é devidamente fundamentada. Saiba defender o seu trabalho caso acredite que as alterações solicitadas não correspondem ao objectivo principal e saiba reconhecer quando alguém traz um ponto de vista novo que pode melhorar o trabalho.
O vídeo que editamos é sempre único. Mesmo que seja baseado em uma referencia existente, as imagens são diferentes e o objectivo nunca é exatamente igual. Seja por causa da identidade da empresa que está a ser apresentada ou pelo produto ou serviço em questão.
É comum em um primeiro momento não sabermos exatamente a melhor forma de trabalhar com todo o material disponível. Muitas vezes deixamos trechos de fora da edição e após um tempo, nos arrependemos e integramos ao vídeo novamente. Ter tempo disponível para editar, aumenta as chances de melhorar o vídeo. Se for possível editar e deixar passar um dia sem ter contacto com a edição, melhor ainda. Quando voltar a ver, vai ter uma visão mais de fora do processo e não vai correr o risco de manter uma determinada parte simplesmente porque deu trabalho fazer. Isso acontece muito. Nos apegamos a algumas partes que deram trabalho fazer e se não temos tempo para analisar, acabamos por deixar trechos que poderiam ser mais simples e melhor.
Agora que já conhece mais sobre o processo de edição, assista a vídeos que goste, tente analisar estes pontos que abordamos e veja se identifica o esforço do editor em transmitir a mensagem da melhor forma possível. Sites como vimeo.com contém canais com trabalhos de excelente qualidade que inspiram a nos superarmos. É uma ótima forma de treinar nossos olhos e percebemos a complexidade que há em cada projecto.