Luz incidente e luz refletida: tudo o que precisas de saber
Na Fotografia, como se sabe, a luz é essencial. Muito se fala de medição de luz e da sua importância, mas é também necessário saber como o fazer. Sim, mais uma vez temos a teoria e a prática unidas para obter bons resultados. E o que é isso da luz refletida e luz incidente? Vamos explicar tudo!
Existem duas formas de medir a luz com fotómetros:
- Podemos medir a Luz Incidente, ou seja medir a luz que incide sobre a cena ou o assunto a fotografar.
- Podemos também medir a Luz Refletida, isto é, a luz que é refletida pelo objeto ou assunto a fotografar.
COMO?
Para medirmos a Luz Incidente, o fotómetro é posicionado junto ao assunto e apontado na direção da câmera. Neste caso estamos a falar de um fotómetro externo e não do fotómetro que faz parte da câmera. Dado que o fotómetro de luz incidente mede a intensidade da luz que incide sobre o objeto ou assunto a fotografar, ele fornece medições que originam registos rigorosos e consistentes das tonalidades do assunto, das cores e contraste, independentemente da reflexão dos objetos, da cor do fundo ou da textura dos objetos.
Os assuntos que parecem, aos nossos olhos, mais claros que um cinzento médio irão aparecer como mais claros na imagem final. Os temas mais escuros que um tom cinzento intermédio serão registados como mais escuros. As cores serão reproduzidas rigorosamente, com as zonas de altas luzes e de sombras a tomarem naturalmente o seu lugar. Portanto, esta forma de medição mede a luz que chega aos objetos e não a luz que os objetos refletem e por isso não é enganada pela cor dos objetos.
Com a medição da Luz Refletida, o fotómetro é apontado para o assunto. É o que acontece com o fotómetro que existe dentro da câmera. Uma vez que o fotómetro de Luz Refletida mede a intensidade da luz que é refletida pelo assunto ou objeto a ser fotografado, ele é facilmente enganado pelas variações das tonalidades, cor, contraste, luminosidade do fundo ou texturas dos objetos. Nem sempre o que vemos é o que vai ficar registado.
Os fotómetros de luz refletida funcionam bem a medirem a intensidade da luz que é refletida pelos assuntos a fotografar, mas o seu problema é que ignoram quaisquer outros fatores presentes na cena.
De facto todos as películas, sensores e fotómetros estão calibrados para uma situação intermédia, ou seja, um tom de cinzento que reflete 18% da luz que incide sobre ele. Tudo o que é mais claro que este tom de cinzento faz o fotómetro de Luz Refletida considerar que há luz a mais e tudo o que é mais escuro que este tom de cinzento faz o fotómetro concluir que há falta de luz.
Portanto, os fotómetros que medem Luz Refletida, existentes nas câmeras fotográficas, não fornecem uma medição tão rigorosa como os fotómetros externos que medem Luz Incidente.
E então, “fez-se luz”? ???? Esperamos que este artigo tenha sido útil. Seja com luz natural ou luz artificial, como em Estúdio, por exemplo, é importante saber o que medir, tendo em conta o resultado final que se pretende com determinada fotografia.
Fotografia de Tadeu de França Machado (IPF)
1 comentário
Muito bem explicado e de forma bastante compreensível.