
5 qualidades que o mercado exige atualmente ao fotógrafo profissional
Numa altura em que qualquer pessoa dotada de um smartphone consegue «tirar fotografias», é importante destacar as qualidades e competências necessárias para ser um bom fotógrafo profissional e marcar a diferença em termos de serviço global prestado ao cliente.
Atualmente, os clientes, quando optam por uma solução profissional na área da fotografia, procuram um diferencial de qualidade que não conseguem obter de outra forma.
As necessidades, ao nível pessoal, passam por guardar as memórias de uma ocasião especial – como um casamento -, de uma forma personalizada e original, seja através de uma abordagem mais próxima do tradicional ou mais criativa, segundo as preferências do cliente.
Ao nível empresarial, apostar num fotógrafo profissional significa que a entidade ou a empresa ambiciona transmitir uma imagem cuidada e personalizada nos catálogos de produtos, brochuras e na fotografia publicitária, descartando as hipóteses amadoras ou as fotografias, por vezes artificiais, dos bancos de imagens.
#1 Qualidade fotográfica
No topo da hierarquia está a qualidade fotográfica de cada profissional e consistência do trabalho do fotógrafo ao nível da composição, enquadramento, luz, perspetiva, planos, etc. Uma fotografia profissional consegue evidenciar melhor o seu assunto, contar uma história ou transmitir a sua ideia. Estamos a falar de uma pessoa com formação e prática em fotografia, que investiu no estudo da melhor forma de comunicar através da imagem.
#2 Portefólio
O portefólio do fotógrafo é um elemento crucial, até porque quase todos os clientes escolhem o fotógrafo após conhecer o seu trabalho. No seu portefólio, o fotógrafo mostra a sua versatilidade e os estilos com os quais se identifica. Os clientes individuais querem sentir uma conexão entre as suas ideias e o potencial do fotógrafo em realizá-las, assim como as marcas e empresas escolhem trabalhar com fotógrafos que vão ao encontro do seu ADN.
#3 Reconhecimento no mercado
O esforço realizado pelo fotógrafo no desenvolvimento da sua técnica e a aplicação da sua criatividade de uma forma consistente permitem muitas vezes conquistar uma notoriedade profissional numa determinada área. Tal pode traduzir-se no reconhecimento nacional ou mesmo internacional, nomeadamente com a obtenção de prémios nos vários concursos patrocinados por entidades com prestígio. Esse reconhecimento pode significar ser chamado para mais trabalhos de fotografia, ao destacar-se de outros profissionais.
#4 Bom relacionamento com o cliente
No entanto, o fotógrafo profissional não se pode esconder nas distinções que acumula porque a relação com o cliente é igualmente fundamental para garantir bom ambiente de trabalho e empatia. Nos nossos dias, qualquer profissão só terá êxito se existir uma boa capacidade de comunicação entre o prestador de serviços e o cliente. A fotografia não é exceção. O fotógrafo tem de criar um equilíbrio entre aqueles que são os objetivos do cliente e os conhecimentos técnicos que ajudam a compor o trabalho fotográfico que melhor vai servir esses mesmos objetivos. Por vezes é preciso educar o cliente para se distanciar de questões de gosto pessoal e pensar no que é melhor para a sua empresa ou para o resultado daquele trabalho.
#5 Orçamentos sustentáveis mas competitivos
A crise económica levou muitas pessoas e empresas a reduzir os gastos, sendo que os orçamentos competitivos podem ganhar algum peso na hora de escolher um fotógrafo. Nesta profissão também se mostra necessário uma adaptação à realidade económica sem, contudo, comprometer a sustentabilidade financeira do trabalho em causa, ou a valorização e remuneração justa do fotógrafo profissional que o realiza.
Conclusão,
As competências descritas são fatores que distinguem os fotógrafos profissionais dos chamados amadores. Os aspetos mencionados garantem a qualidade e rigor do trabalho solicitado pelo cliente.
As novas tecnologias permitiram a muitas pessoas atuarem como fotógrafos, retirando trabalho aos verdadeiros profissionais, que muitas vezes lutam para sobreviverem num mercado tão competitivo. Contudo, devemos sempre considerar que os profissionais dotados de uma melhor preparação terão mais oportunidades de sucesso.
Subscrever blog